A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas
- Planeta das Histórias
- 14 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Texto: Luísa Ducla Soares / Ilustrações: Maria João Raimundo
"Toda a gente sabe que os reis têm grandes fortunas, mas de um rei que gastou todo o seu dinheiro numa biblioteca, nunca antes se ouviu falar..." Escrito em verso rimado, este texto de Luísa Ducla Soares, proporciona aos leitores um momento divertido, ao mesmo tempo, que permite o questionamento sobre o valor do dinheiro, dos bens materiais e do conhecimento. O que será afinal mais importante? Terá este rei tomado uma decisão acertada?
Recomendado no Plano Nacional de Leitura para o 2.º Ciclo do Ensino Básico, poderá ser, perfeitamente, explorado de uma forma mais lúdica no 1.º Ciclo, já que a motivação para a leitura passa pelo contacto com os livros mas, principalmente, pelas experiências agradáveis relacionadas com a leitura (dramatizações, fantoches, idas à biblioteca, etc...), pois "os livros também servem, afinal, para divertir".
Para além disso, os textos em verso rimado, de que este é exemplo, possibilitam às crianças brincar com as palavras ao mesmo tempo que é promovida a consicência fonológica, essencial para as aprendizagens da leitura e da escrita.
"- Sobre as crianças eu deito
uns pós de perlimpimpim
para descobrirem que ler
é uma aventura sem fim."
Por último, as fantásticas e deliciosas lustrações de Maria João Raimundo, conseguidas a partir de técnicas de recorte e colagem de diversos materiais e texturas, são outro dos aspetos importantes a explorar que poderá servir de inspiração para o desenvolvimento de atividades interessantes relacionadas com a expressão e educação plástica.
Comments