A Grande Fábrica de Palavras
- Planeta das Histórias
- 14 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
De Agnés de Lestrade e Valeria Docampo,
E se existisse um país onde "as pessoas quase não falam"?, um país onde teríamos de "comprar e engolir as palavras para poder pronunciá-las"? Pois... esse é o país para onde viajamos através da leitura de " A Grande Fábrica de Palavras".
Um país estranho, onde só quem tem dinheiro pode comprar e utilizar todas as palavras. Os que têm menos possibilidades procuram no caixote do lixo as palavras a que outros já não dão valor!
As crianças, essas, têm a liberdade de apanhar as palavras que voam ao sabor do vento, "como se fossem borboletas".
O Filipe não tem dinheiro e está apaixonado pela Sara.
O Óscar, seu inimigo, é muito rico e pode dizer a Sara todas as palavras que lhe apetecer. Mas será que quando queremos demonstrar sentimentos, utilizar muitas palavras é necessário? Será que um "amo-te" desprovido de sentimento tem mais valor do que um sorriso verdadeiro?
Poderá a palavra "repete" ter um significado mágico quando utilizada no momento certo?
Esta história que nos faz-nos viajar pelo Universo dos valores: o valor das palavras, o valor do dinheiro, o valor dos sentimentos verdadeiros... é recomendada no PNL para o 3.º Ano do 1.º CEB, como leitura autónoma, esta obra é um mar de potencialidades e possibilidades de exploração quer na Educação Pré-Escolar, quer no 1.º CEB.
Comentarios